[Oficina] Estratégias ativas em apresentações expositivas que promovam o engajamento

Para promover a utilização de tecnologias que fomentem o engajamento do público em ações educacionais, tais como palestras, oficinas e cursos, a partir de objetivo pré-estabelecido pelos membros e pelos servidores que planejam e executam ações de qualificação ou que atuam como instrutores internos do MP, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil – CDEMP, realiza oficina no dia 26 de outubro, com início às 9h30.

O encontro compõem a proposta “Formação de Formadores no MP”, uma ação de educação continuada, com enfoque eminentemente prático, que busca difundir conhecimentos didático-pedagógicos, para aprimorar as atividades docentes no Ministério Público brasileiro. 

Conteúdo Programático

  • Por que usar estratégias ativas em apresentações expositivas?
  • A interdependência positiva e a corresponsabilidade para o aprendizado a partir da divisão de conteúdos, de problemas e de conceitos. 
  • A pausa como estratégia para a retomada e a fixação de conceitos importantes. – Formular, compartilhar, ouvir e criar: o confronto de ideias e o feedback imediato . 
  • O mentimenter e a abordagem de aspectos críticos de conteúdos e de conceitos.
  • O compartilhamento e a verificação rápida de conceitos.
  • A resolução ativa de problemas em grupo.

Convidadas

Kamila Colombo – Especialista em metodologias alternativas, em metodologias ativas e em ferramentas de ensino. Docente auxiliar e colaboradora do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre), núcleo de desenvolvimento docente vinculado à Assessoria Educacional da PUCPR. Desde 2018, desenvolve eventos e capacitações na área para a PUCPR e para outras instituições públicas e privadas de ensino, tornando-se, em 2020, líder da equipe de formação docente do CrEAre. É doutora em Engenharia Química e Ciência dos Materiais pela UFPR.

Lays Cherobim Parolin – Colaboradora do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, organizando oficinas e formações para professores de graduação e pós-graduação, nas diferentes modalidades de ensino, envolvendo estratégias de aprendizagem ativa, uso de tecnologias e métodos relevantes para a promoção da aprendizagem significativa. Professora da PUCPR. Bióloga e doutora em Biologia Animal.

Público

Procuradores, promotores de Justiça e servidores que possuem a responsabilidade de planejar e executar ações de qualificação e/ou que atuam como instrutores internos no Ministério Público brasileiro. 
 

Parceria

Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil – CDEMP

Certificado

Os certificados serão disponibilizados àqueles que obtiverem no mínimo frequência de  80% na oficina.

Anote na agenda:

Data: terça-feira, 26 de outubro 

Horário: das 9h30 às 11h30

Atenção! Vagas limitadas!

Inscrições

Membros e servidores do MPPR

Público externo

Importante:

– Os inscritos receberão instruções para acesso ao curso em seu endereço de e-mail. 

– Para todos os procedimentos (inscrição, acesso à sala do Google Meet, plataforma Moodle,dentre outros) utilize sempre o seu endereço de e-mail utilizado na inscrição.