O Presidente do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), Hermes Zaneti Junior, esteve presente na 2ª Jornada Institucional Ordinária, realizada no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
O evento foi organizado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais do Ministério Público do Rio de Janeiro (SUBPPI/MPRJ) e pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ).
Durante a mesa de abertura, o Presidente do CDEMP, que também é Dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), alertou que o foco da atuação institucional é combater a insegurança jurídica e a desigualdade, por meio de uma atuação ministerial mais harmoniosa.
No encontro foram avaliados enunciados elaborados pelos membros da instituição, visando orientar a atuação ministerial. Dentre os 68 enunciados propostos foram aprovados cinco relacionados à área Cível e 32 relacionados à Tutela Coletiva.
Também participou do encontro o Juiz da Corte de Cassação Italiana e Diretor da Escola Nacional da Magistratura Italiana, Roberto Giovanni Conti, que destacou em palestra, as similitudes entre os sistemas jurídicos do Brasil e da Itália, reforçando a necessidade da contribuição de todos os membros para a igualdade entre os cidadãos. Durante o seminário, Conti e o Presidente do CDEMP também trocaram informações sobre as instituições em que atuam.