MPPI recepciona reunião do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil

Hoje (31) e amanhã (1º), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), recepciona a 4ª reunião do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP).

O CDEMP é uma associação que objetiva promover a integração do Ministério Público brasileiro em torno da construção do saber e em prol do aperfeiçoamento das atividades ministeriais.

A abertura da reunião ocorreu, na manhã desta quinta-feira (31), com o Colóquio “O Ministério Público ao longo dos 36 anos da Constituição Federal: Desafios e Perspectivas”.

Realizada no auditório da sede leste do MPPI, em Teresina, essa atividade foi promovida por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em parceria com o Núcleo de pesquisa jurídica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Piauí.

O promotor de Justiça no Ministério Público do Espírito Santo e diretor do CDEMP, Hermes Zaneti, mediou o Colóquio e destacou a importância da temática escolhida para o evento. “O que se discutiu aqui hoje foram os avanços e os desafios que o atual modelo de Ministério Público, nos 40 anos de democracia, que nós vamos fazer no ano que vem, trouxe para sociedade brasileira”, disse.

O Procurador da Fazenda Nacional, José Levi Mello do Amaral Júnior, e o professor Doutor da Universidade Federal do Piauí, Nelson Juliano Cardoso Matos, realizaram explanações para o público do Colóquio.

“A qualificação constante permite que Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público aprimorem suas competências, ampliem seu conhecimento e se mantenham atualizados diante das inovações legislativas, dos avanços tecnológicos e das mudanças nas demandas sociais. Dessa forma, a instituição se fortalece e se torna cada vez mais apta a defender os direitos fundamentais, promover justiça e garantir o cumprimento das leis com efetividade e precisão”, enfatizou, o procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, durante o Colóquio.

Para a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPI, procuradora de Justiça Teresinha Campos, a troca de conhecimentos, entre os integrantes do Ministério Público, proporciona o oferecimento de um trabalho ainda mais eficiente, dinâmico e resolutivo à sociedade.

Na tarde desta quinta-feira (31) e nesta sexta-feira (1º) acontece a 4ª reunião do CDEMP, no plenário do Colégio de Procuradores de Justiça do MPPI.

Reunião Plenária

Firmamento de parcerias com institutos de capacitação, a formação de membros do MP para os desafios ambientais, as comemorações dos 10 anos do Código Civil Brasileiro, a apresentação do primeiro curso de formadores do Ministério Público, foram alguns dos assuntos debatidos nesta quinta-feira.

A 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil termina nesta sexta-feira, 1º de novembro.

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí – MPPI
 (86) 2222-8051 (telefone e WhatsApp)
 imprensa@mppi.mp.br