Revista da ENAMP – Caderno de Projetos

Inaugura-se a Revista da ENAMP – Escola Nacional do Ministério Público – finalizando uma gestão que iniciou com um projeto coletivo: a criação de uma escola do CDEMP – Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos, com autonomia e independência, para refletir o espaço educacional democrático, aberto, de múltiplos conhecimentos e saberes, a contribuir para o fortalecimento e reflexão crítica do Ministério Público brasileiro. Educação institucional com o poder de inspirar, de sensibilizar, de despertar e de provocar mudanças. Muitas as pessoas que emprestaram os seus conhecimentos, os seus talentos, o seu tempo dedicado para que, no apagar das luzes desta Direção, fique o registro dos trabalhos de conclusão das alunas e dos alunos que participaram de um dos cursos da ENAMP, o mais longo, apresentando o resultado do domínio de seus conhecimentos aplicados em suas realidades, a transformá-las.

O diálogo da ENAMP com a UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, e com o Ministério Público de Minas Gerais, através de seu Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF-MG, permitiu a concretização de um desafio: realizar um curso multidisciplinar, em 180 horas, com pessoas e realidades diversas de Ministérios Público brasileiros.

Nesta publicação muitos dos trabalhos do Curso de Aperfeiçoamento para Agentes Políticos do Ministério Público Brasileiro. Para isso a conjugação de ideais: Dr. Marcelo Pedroso Goulart, Coordenador do Curso, que já o havia realizado, em uma primeira edição na Escola do Ministério Público de São Paulo e que o estruturou com a UNESP; Dr. André Mauro Lacerda Azevedo, Presidente do CDEMP no início do curso e um de seus Coordenadores; Dr. Eduardo Diniz Neto, Vice-Presidente do CDEMP no início do curso e Presidente do CDEMP por ocasião da criação da ENAMP;  Dr. Antônio Sérgio Tonet, Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, que o sediou no CEAF-MG, com o apoio do seu Diretor, na época Dr. Nedens Ulisses Freire Vieira.  Além desse apoio, a Coordenação incansável dos Professores da UNESP, Carla Gandini Giani Martelli e Marcelo Santos. Nesse percurso de execução e finalização do curso, o apoio irrestrito de dois Presidentes do CDEMP: Luciano de Faria Brasil; e Silvio José Menezes Tavares.

Atravessa-se em revista, nas páginas vividas pelas alunas e pelos alunos, autores de sua trajetória de pesquisa formatada em projetos, um pouco dos quatro anos, que se consolidaram no aprendizado de edificação da ENAMP. Escola que foi gestada e pensada para fazer o novo de um novo Ministério Público, que precisa ser elevado a atender às demandas crescentes e complexas que surgem e que exigem respostas efetivas da instituição que deve estar preparada à resolutividade.