[OFICINA] Tecnologia e investigação – O Acesso Remoto a Dados em Nuvem

No dia 10 de setembro, sexta-feira, no horário das 9h às 12h, será realizada a oficina on-line direcionada aos membros do Ministério Público brasileiro, para compartilhamento da experiência da implementação de uma técnica de investigação criminal específica: o acesso remoto a dados em nuvem. 

No evento será apresentado um roteiro prático de atuação, desde os primeiros passos até a análise dos dados, com a apresentação do software IPED. Como pano de fundo da exposição, será utilizado o caso concreto da recente Operação Força e Honra, em cujo âmbito se aplicou a técnica em questão e obteve-se exitoso resultado em relação a um dos principais investigados da organização criminosa.

Esse meio de investigação permite o acesso a dados de backup (como e-mails, fotos, histórico de localização, informações de voz e áudio, etc.) de smartphones e outros aparelhos eletrônicos conectados à internet, trazendo informações relevantes para a apuração de crimes e suas circunstâncias. Embora de grande eficácia, trata-se de uma técnica pouco utilizada, que pode ser implementada nas investigações ministeriais pelo próprio promotor de Justiça, sem a necessidade de apoio externo.

Convidados

Gustavo Eloi Razera: promotor de Justiça – 1ª Promotoria de Justiça de Capanema-PR.

Diogo de Araujo Lima: promotor de Justiça – Coordenador do GEPATRIA de Umuarama-PR.

Juliano Fontanella da Silva: assessor de promotor – 1a Promotora de Justiça de Capanema-PR.

Público

O evento é restrito a membros e servidores do MPPR e membros do Ministério Público brasileiro.

Parceiros

  • 1ª Promotoria de Justiça de Capanema-PR;
  • GEPATRIA de Umuarama-PR .

Coloque na agenda

Data: sexta-feira, 10 de setembro

Horário: 9 horas

Link de inscrição:

Servidores e Membros do MPPR      Membros de outros MPs