Transformação e reflexão da realidade sob a ótica do MP

O livro “Transformação e reflexão da realidade sob a ótica do MP” é o resultado da produção intelectual de membros e servidores que submeteram seus trabalhos ao Seminário de Teses do Ministério Público do Paraná, realizado de modo virtual, neste ano de 2021.

O foco das abordagens foram os debates jurídicos contemporâneos, discutidos a partir de enfoques teóricos e práticos, que contribuam para o aprimoramento e oferta de subsídios à atuação do Ministério Público brasileiro, de modo resolutivo e baseado em evidências.

O Seminário Virtual de Teses 2021 recebeu a submissão de 32 (trinta e duas) teses elaboradas por membros e servidores do MPPR, como etapa preparatória ao XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, que aconteceria em Campo Grande – MS, em setembro deste ano, mas foi adiado devido a pandemia da Covid-19.

Com o tema norteador “Os desafios do Ministério Público contemporâneo”, as teses inscritas foram distribuídas em Comissões Temáticas, e, no período de 03 a 21 de maio, foram realizados diálogos com os autores visando refletir sobre o conteúdo abordado, com a participação de membros e servidores com sólida formação nas respectivas áreas do conhecimento.

O livro “Transformação e reflexão da realidade sob a ótica do MP” está inserido no planejamento estratégico da Escola Superior do MPPR, enquanto política continuada de valorização e compartilhamento do conhecimento organizacional. É um meio de fomentar a reflexão crítica, o debate institucional e a valorização daqueles que lutam pela defesa dos direitos fundamentais e pela ausência de retrocessos sociais.

No contexto contemporâneo, vivemos em um cenário de extrema complexidade, e os profissionais devem estar atentos à compreensão dinâmica dos fenômenos que acontecem no mundo. Transformações nos campos econômicos, políticos e sociais exigem a tomada de decisões baseadas no estado da arte do conhecimento. A identificação, o registro e a disseminação desse conhecimento, têm sido o maior compromisso da Escola Superior do Ministério Público do Paraná.

Vontade, atitude e planejamento são indispensáveis para a produção de novos saberes que, tendo como foco o enfrentamento das injustiças, se valha do direito como instrumento de proteção dos direitos humanos.

Aperfeiçoar e especializar os serviços ministeriais prestados à sociedade é a principal razão dos investimentos na qualificação dos integrantes do MPPR, visando a geração de novos conhecimentos que contribuam para soluções capazes de interferir na realidade social, por meio da cidadania emancipatória e da consolidação democrática, sobretudo sendo isso pensado em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade.