[Direito e Literatura] Culpa, liberdade e sofrimento em Dostoiévski

Culpa, liberdade e sofrimento são alguns dos elementos da alma humana explorados por Fiódor Dostoiévski, em seu romance “Os Irmãos Karamázov”, tema da live sobre Direito e Literatura, que será realizada pela Escola Superior do MPPR, no dia 22 de junho, às 10 horas.

Nesta obra, o escritor russo apresenta a alma humana sem superficialidades, sendo capaz de reunir os contrastes de nossa natureza, ao contemplar ao mesmo tempo dois abismos: o do alto, o abismo dos sublimes ideais, e o de baixo, o abismo da mais ignóbil degradação. A sua narrativa é uma primorosa observação do ser humano. Abordando as personagens com profundidade psicológica, provoca a reflexão sobre temas existenciais que nos afligem.

A partir da exposição de André Peixoto e do debate com Marion Bach, aspectos como o julgamento de Dmitri no Tribunal do Júri, as reflexões de Ivan sobre os valores éticos da sociedade e as restrições da ação humana, as crenças e espiritualidade de Aliócha, mediante a leitura psicanalítica de Freud sobre o romance, são destaques dessa apresentação.

Convidados

André Peixoto de Souza é doutor em Direito do Estado pela UFPR e em Filosofia, História e Educação pela UNICAMP. Professor de Direito da UFPR, UNINTER, UTP e EMAP. É autor, entre outras obras, de “Rito do júri comentado: artigos 413 a 497 do Código de Processo Penal” (Intersaberes, 2021), “Psicologia Jurídica” (Intersaberes, 2020) e “Teses sobre homicídio” (Canal Ciências Criminais, 2017).

Marion Bach é doutora em Ciências Criminais pela PUC-RS e mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professora de Direito Penal do UNICURITIBA, FAE, ABDCONST e EMAP. É coordenadora da pós-graduação de Direito Penal e Processual Penal da FAE e do Curso Prático de Advocacia Criminal da ABECRIM (Curitiba/PR). Possui livros e artigos publicados, dentre eles “Norma Penal em Branco e Outras Técnicas de Reenvio em Direito Penal” (Almedina, 2014).

Público

Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Parceria 

  • UNICURITIBA
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR

Forma de participação

À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).

Certificado

Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de  frequência, no chat da live, durante a sua realização. 

Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.

Anote na agenda

Data: quarta-feira, 22 de junho 

Horário: das 10h às 12h

Link da Transmissão